sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ponto de Partida

Motivadas pelo tema "Juventude e Religião" proposto na disciplina, a pergunta que move nossa pesquisa é: o que tem levado um número cada vez maior de jovens para dentro das igrejas evangélicas?

Segundo o estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) "O Retrato das Religiões no Brasil"(2005), a parcela da população brasileira entre 19 e 29 anos que se considerava envangélica em 1940 estava em torno de 2%, enquanto em 2000 esse percentual subiu para 16%.

O antropólogo e pesquisador do tema Airton Luiz Jungblut, afirma em artigo publicado na revista Religião e Sociedade (vol. 27 - 2007) que tal crescimento é causa e conseqüência das mudanças no modo de ser dos evangélicos, pois com o crescimento do número de fiéis, as igrejas evangélicas foram perdendo o controle sobre os padrões de comportamento de membros; ao mesmo tempo em que, ao absorver um número maior e mais diversificado de seguidores, teve que propor novas estratégias para adaptação dos cultos às demandas desse novo público.

Tem-se também como elemento impulsionador de tais mudanças, a inserção do âmbito religioso em espaços até então considerados pertencentes à esfera mundana: internet, marketing, mídia, moda, estética, músicas profanas, artes visuais, etc.

Neste sentido, direcionaremos nosso olhar sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Bola de Neve Church que, neste contexto, têm introduzido uma série de “inovações” em seus cultos e demais atividades, ampliando, desta forma, sua influência sobre a juventude, à medida que incorporam ícones de consumo, novos estilos musicais e abrem aos jovens espaços de sociabilidade que se estendem a outras dimensões do seu cotidiano, como aquela relacionada ao lazer.

Além da observação da dinâmica das igrejas, bem como dos espaços constituídos para as suas diferentes práticas, a análise será pautada em entrevistas e questionários realizados com jovens e líderes religiosos pertencentes às duas denominações evangélicas anteriormente citadas, além de informações oriundas de sites, blogs e comunidades virtuais.